sábado, 7 de julho de 2012

Aposentando-se

A aposentadoria do Humvee, veículo militar multifuncional, se aproxima

Projeto que estudo o desenvolvimento de um automóvel melhor preparado para os combates atuais parte para sua fase final.
Por Fernando Daquino em 31 de Março de 2012

Protótipo da BAE Systems que pretende substituir o Humvee. (Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)

Quem nunca viu um Hummer nos filmes ou passando na rua e não teve vontade de tê-lo que atire a primeira roda. Mas você sabia que esse carrão foi criado a partir de um veículo militar? O sonho de consumo de muitos civis é inspirado em uma categoria de automóvel chamada High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV), ou Veículo Multifuncional de Alta Mobilidade.
O Humvee, como é mais conhecido esse tipo de automóvel, pode ser usado para o transporte de cargas ou tropas, plataforma de artilharia, ambulância, suporte aéreo, entre outras funções – ao todo ele possui 18 modelos diferentes para uso militar. Todavia, esse experiente combatente está prestes a se aposentar.
De acordo com o site Digital Trends, depois de 20 anos servindo a diversos exércitos, um projeto está à procura de um sucessor para o Humvee. Segundo o informativo, o Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) – Veículo Tático de Articulação Leve, em uma tradução livre –, deverá ter de sete a dez toneladas e oferecer maior proteção pesando menos que um veículo completamente blindado.


Modelo da Navistar que entra na briga pelo projeto do JLTV. (Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)
A ideia é adequar a frota dos exércitos de acordo com as novas necessidades em combate. Assim, espera-se que o novo automóvel seja seguro o suficiente para proteger os soldados contra explosões e emboscadas, sem perder a sua mobilidade – permitindo-o chegar a qualquer lugar e manobrar em situações apertadas.
Duas empresas tomam a ponta na corrida pelo desenvolvimento do JLTV, a BAE Systems e a Navistar. Na verdade, esse projeto não é uma novidade, ele tem sido discutido e explorado (inclusive com testes de alguns veículos) desde 2010. Contudo, ao que tudo indica, agora realmente o Humvee irá se aposentar.