Polícia Exército





A  Polícia do Exército é uma unidade de infantaria especializada vinculada ao Exército Brasileiro que tem por atribuição de Polícia, porém, nas guarnições dos comandos e unidades de Força Terrestre do Exército. Encontramos em âmbito nacional, várias unidades operacionais da Polícia do Exército, as quais estão divididas entre Batalhões, Pelotões e Companhias. A identificação da Polícia do Exército é simbolizada pela braçadeira preta com a sigla PE escrita em branco ou pela braçadeira branca com a mesma sigla na cor vermelha.




Atribuições


Podemos destacar como sendo as principais funções atribuídas à Polícia do Exército ao longo dos anos: assegurar o respeito à lei, ordens, bem como o cumprimento dos regulamentos militares; prevenir o crime, policiamento de trânsito e de pessoal; controle de trânsito nas áreas militares; segurança de instalações militares e oficiais; escolta de altas autoridades e comboios militares; segurança e proteção pessoal de autoridades civis e militares; investigações criminais; perícias diversas; e controle da área de calamidade pública.


Cursos 
Para se tornar membro da Polícia do Exército, os segundos e terceiros sargentos de carreira da Força Terrestre que servem em Organizações Militares de Polícia do Exército ou de Guardas devem fazer um curso de especialização que tem por base promover a formação do interessado nas diversas atribuições de seu futuro posto, tais como segurança de autoridades, investigações, perícias, posto de bloqueio e controle de vias urbanas, bombas e explosivos, entre outros.

 Para efetuar a inscrição no curso de especialização o interessado deve encaminhar um requerimento à Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM). Dentre os módulos dispostos no conteúdo do curso podemos destacar: policiamento de pessoal e de trânsito, investigações criminais, ordens de prisão e suas formas legais, instrumentos do crime, esboços e croquis, registros e formulários, armamento, munição e tiro e treinamento físico militar (TFM).

CURSO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO
1) Finalidade: o Curso de Polícia do Exército destina-se a especializar 3° e 2° Sargentos de Infantaria em atividades de PE. O concludente deste curso está habilitado a ocupar cargos e exercer funções de Comandante de Grupo e Adjunto de Pelotão de Polícia do Exército, conforme previsto em QCP das Organizações Militares de Polícia do Exército.
2) Duração: 10 (dez) semanas.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo DECEx 10 vagas para 3° e 2° Sargentos de Infantaria do Comando Militar do Sul. Ainda pode haver a destinação de 2 vagas a mais para militares integrantes de Nações Amigas.
4) Período de Inscrição e Realização do Curso: o candidato ao curso deve entrar com requerimento na sua OM até 30 OUT A-1, pois a realização do curso será no 1° semestre de Abril.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Proteção e Segurança de Autoridades.
- Armamento, Munição e Tiro.
- Direito.
- Investigação Policial.
- Operações de Garantia da Lei e da Ordem.
- PE em Campanha.
- Operações Policiais.
- Defesa Pessoal.
- Treinamento Físico Militar.
 
ESTÁGIO DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DE AUTORIDADES
1) Finalidade: o Estágio de Proteção e Segurança de Autoridades é um estágio de área (1° nível) que capacita oficiais/subtenentes/sargentos do exército e integrantes de outras instituições a realizarem proteção e segurança de autoridades civis e militares.
2) Duração: 2 (duas) semanas: EAD + 2 (duas) semanas: presenciais.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo CMS entre 15 (quinze) e 30 (vagas) para oficiais/subtenentes/sargentos desse comando militar de área e integrantes de outras instituições.
4) Período de Inscrição e Realização do Curso: É necessário que a OM/Instituição interessada encaminhe um ofício ao Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul solicitando vagas. O CMS, por sua vez, distribui as vagas até, aproximadamente, D-30 da realização do estágio. O Estágio de proteção e Segurança de Autoridade normalmente é realizado no mês de julho, podendo ser realizado em mais um turno em outubro.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Armamento, Munição e Tiro.
- Fundamentos Jurídicos.
- Atividades de Inteligência.
- Escoltas.
- Eventos, Cerimonial e Etiqueta social.
- Prevenção contra Atentados e Ameaças.
- Técnicas de Salvamento.
- Doutrina de Segurança de Autoridades.
- Defesa Pessoal.
ESTÁGIO DE MOTOCICLISTA MILITAR – Cb/Sd
1) Finalidade: o Estágio de Motociclista Militar (EMM) é um estágio de área (1° nível) que capacita cabos/soldados EP do Exército e integrantes de outras instituições a pilotarem motocicletas de até 1690 cilindradas, para desempenhar a função de Batedor Motociclista em escoltas de comboios, escoltas de autoridade e escoltas de honra.
2) Duração: 6 (seis) semanas.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo CMS entre 14 e 22 vagas para Cb/Sd EP das OMPE deste comando militar de área possuidoras de motocicletas policiais e para integrantes de outras instituições, sendo que normalmente são destinadas 8 (oito) vagas para militares do EB, número que varia de acordo com a disponibilidade de motocicletas para a realização do Estágio.
4) Período de Inscrição e Realização do Curso: É necessário que a OMPE/Instituição interessada encaminhe um ofício ao Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul solicitando vagas. O CMS, por sua vez, distribui as vagas até, aproximadamente, D-30 da realização do estágio. O EMM Cb/Sd normalmente é realizado nos meses de março e abril.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Estudo da Motocicleta.
- Policiamento de Trânsito.
- Trânsito.
- Pilotagem Básica.
- Escoltas Militares.
- Manutenção de Motocicletas.
- Primeiros Socorros.
 
ESTÁGIO DE MOTOCICLISTA MILITAR – Of/Sgt
1) Finalidade: o Estágio de Motociclista Militar (EMM) é um estágio de área (1° nível) que capacita Oficiais/Sargentos do Exército e integrantes de outras instituições a pilotarem motocicletas de até 1690 cilindradas, para desempenhar a função de Batedor Motociclista em escoltas de comboios, escoltas de autoridades e escoltas de honra.
2) Duração: 6 (seis) semanas.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo CMS entre 14 a 22 vagas para Of/ST/Sgt das OMPE deste comando militar de área possuidoras de motocicletas policiais e para integrantes de outras instituições, sendo que normalmente são destinadas 8 (oito) vagas para militares do EB, número que varia de acordo com a disponibilidade de motocicletas para a realização do Estágio.
4)Período de Inscrição e Realização do Curso: É necessário que a OMPE/Instituição interessada encaminhe um ofício ao Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul solicitando vagas. O CMS, por sua vez, distribui as vagas até, aproximadamente, D-30 da realização do estágio. O EMM Of/ST/Sgt normalmente é realizado nos meses de outubro e novembro.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Estudo da Motocicleta.
- Policiamento de Trânsito.
- Trânsito.
- Pilotagem Básica.
- Escoltas Militares.
- Manutenção de Motocicletas.
- Primeiros Socorros.




ESTÁGIO DE ADESTRADOR DE CÃES DE GUERRA
1) Finalidade: o Estágio de Adestrador de Cães de Guerra (EACG) é um estágio de área (1° nível) que capacita os Of/ST/Sgt do Exército e integrantes de outras Instituições a:
- Treinar cães militares.
- Conduzir e empregar cães militares em suas atividades fim: faro de drogas, guarda, operações de controle de distúrbio, policiamento e atividades cívicas, conduzir seções de treino de cães militares, formar tratadores de cães de guerra e ocupar cargo em seção de cães de guerra.
2) Duração: 6 (seis) semanas.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo CMS 10 vagas para Of/ST/Sgt QMS combatente e veterinária deste comando militar de área.
4)Período de Inscrição e Realização do Curso: É necessário que a OM/Instituição interessada encaminhe um ofício ao Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul solicitando vagas. O CMS, por sua vez, distribui as vagas até, aproximadamente, D-30 da realização do estágio. O EACG normalmente é realizado nos meses de agosto e setembro.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Noções de Veterinária.
- Cinotecnia.
- Psicologia Canina.
- Adestramento.

ESTÁGIO DE TRATADOR DE CÃES DE GUERRA
1) Finalidade: o Estágio de Adestrador de Cães de Guerra (ETCG) é um estágio de área que capacita os Cb/Sd do Exército e integrantes de outras Instituições a:
- Treinar cães militares.
- Conduzir e empregar cães militares em suas atividades fim: faro de drogas, guarda, operações de controle de distúrbio, policiamento e atividades cívicas.
2) Duração: 6 (seis) semanas.
3) Vagas: por ano, são normalmente distribuídas pelo CMS 10 vagas para Cb/Sd EP deste comando militar de área e integrantes de outras instituições.
4)Período de Inscrição e Realização do Curso: É necessário que a OM/Instituição interessada encaminhe um ofício ao Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul solicitando vagas. O CMS, por sua vez, distribui as vagas até, aproximadamente, D-30 da realização do estágio. O ETCG normalmente é realizado nos meses de abril e maio.
5) Matérias da Grade Curricular:
- Noções de Veterinária.
- Cinotecnia.
- Psicologia Canina.
- Adestramento.