QUEM SOMOS


O veterano PE honra 
e ama sempre a sua Pátria.
Mantém o dever e a disciplina como lemas.
Cultua a verdade, a justiça e a lealdade.
Valoriza as tradições,
engrandecendo o prestígio e 
os valores da Polícia do Exército. 
Orgulha-se de ser um Veterano PE 
e de ter pertencido a uma Tropa de Elite.
O  veterano PE está sempre pronto para o chamado da Nação.




Somos da Turma de 1983 do 13º Pelotão de Polícia do Exército da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá-MT. Nosso objetivo manter acesos os valores históricos do soldado Policial do Exército Brasileiro, promovendo a integração e o relacionamento fraterno e amigo do PEs de todos os tempos e de suas famílias, sempre observando os princípios e a disposição de preservação e respeito ao EXÉRCITO BRASILEIRO e a POLÍCIA DO EXÉRCITO. É uma entidade civil de cunho cívico, social, cultural e recreativo, sem fins lucrativos, congregando PE da ativa e da reserva.


São membros natos dos Veteranos do 13º Pel PE, militares da ativa e da reserva, servindo, residindo ou não em Cuiabá/MT e para  participar dos Veteranos da PE, bem como executar tarefas em seu proveito são atos estritamente voluntários. Os Veteranos da PE não é uma entidade jurídica. Os integrantes dos Veteranos da PE  sentir-se-ão honrados com a presença dos companheiros das outras Armas. Não há cobrança de mensalidades ou qualquer outro tipo de contribuição permanente. As despesas realizadas nas reuniões sociais serão rateadas entre os participante.

Somos Veteranos, mas acima de tudo Brasileiros e Cidadãos conscientes dos nossos deveres e direitos. Servimos a Pátria com muito orgulho e determinação, vivemos momentos inesquecíveis, somos eternamente soldados de uma Nação Livre, Justa e Democrática.




Ser soldado da PE é ter uma profissão de fé. A grande maioria dos militares da PE, quando ingressam na carreira, não são levados por nenhum outro motivo que não o de servir à pátria. Os vínculos que os prendem ao seu país e à sua gente são de tamanha profundidade que, para eles, o ato de ser soldado da PE vai muito além de simplesmente vestir uma farda e cumprir com as obrigações decorrentes da vida na caserna. 

O soldado da PE tem no seu elenco de valores um profundo sentimento de interação com a pátria, que é essencialmente dinâmico e começa no compromisso de colocar todo seu potencial intelectual e físico inteiramente ao serviço dela, culminando com o juramento solene de defendê-la com o sacrifício da própria vida.
     
É uma relação muitas vezes não compreendida por outros segmentos, principalmente nos momentos de crise da nação, quando o compromisso de lealdade do soldado PE para com os destinos de sua pátria atinge a sublimação, para o bem ou para o mal de ambos. 

Engana-se quem pensa que o soldado PE, quando passa à inatividade, livra-se das servidões da sua profissão, abandona seus princípios, crenças e valores, sente-se descompromissado com o solene juramento que fez quando ainda jovem. Ao contrário, a simbologia da farda e do braçal da PE expressa no ato de servir à pátria, continua presente no seu estado de espírito, como uma segunda pele a acompanhá-lo até a morte.

Jamais um soldado da PE assistirá impassível a sua pátria ser vilipendiada e humilhada. Pois mesmo açoitado pelo tempo, carcomido pela idade, fragilizado fisicamente, mesmo sem poder expressar a sua inconformidade, ele será sempre parte do solo, dos rios, das florestas, do povo de seu país e seu coração será o primeiro e o último a chorar por ele.
   
"UMA VEZ PE, SEMPRE PE !"

Texto adaptado de Flávio Oscar Maurer