quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Encontro Nacional

Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exercito em Pernambuco


ENVEPE 2013 

Pernambuco


ASSPEx, Associação Sempre PE, organizou o Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército 2013 recepcionando os veteranos nas cidades de Recife e Olinda.



Foram 3 dias de atividades, passeios cívicos e culturais, congregando e aproximando irmãos de braçal de outros estados do Brasil. Apesar das dificuldades os veteranos de Pernambuco se desdobraram em 10 para proporcionar um encontro inesquecível com eventos eformaturas no 4º Batalhão de Polícia do Exército sob o comando do Tenente Coronel Infante Pau­­lo CHA­MUM Aguiar.

Na foto oficial deste encontro, podemos ver além dos veteranos de vários estados, o general Alfredo Moacyr de Mendonça UCHÔA que abrilhantou o evento com uma palestra espetacular que deixou os veteranos emocionados.

Dentre as diversas atividades em que participaram, destacamos o desfile dos veteranos que marcharam com orgulho e a vibração de um menino, as formaturas e os almoços servidos dentro do batalhão proporcionaram uma aproximação e maior conhecimento entre os homens ali presentes..  
 

O 4º Batalhão de Polícia do Exército montou pistas de orientação e de Paintball, tipo guerrilha urbana, onde a turma se divertiu, atirou e percorreu cada metro quadrado dentro da unidade, quem observava de fora via um bando de meninos divertindo-se recordando os seus 18 anos.                                                                                            Não podemos deixar de agradecer ao comandante do CPOR o Coronel Paulo Cícero Jacinto de Menezes, por alojar a turma de veteranos em sua unidade, não medindo esforços para deixar-nos bem acomodados com direito ao café da manhã e ainda colocou a disposição dos veteranos um micro ônibus com motorista, para levar e trazer o pessoal aos seus destinos.
Em solenidade, organizada após a paletra do general Uchôa, foi passado às mãos do nosso presidente, o Capitão Oscar de Oliveira Ramos NETO, o simbolo de acrílico tipo braçal do ENVEPE, onde cada associação regional que organizar este evento, coloca uma placa alusiva ao novo encontro, a próxima é a nossa!
Em 2014 temos a honra de ser escolhidos os anfitriões deste maravilhoso evento Nacional, precisamos nos organizar agora e mostrar que o povo gaúcho é hospitaleiro e tem história pra contar.


Além ds atividades dentro das unidades militares, visitamos e conhecemos o Parque Histórico Nacional dos Guararapes em Jabotão dos Guararapes, onde nasceu o nosso Exército Brasileiro locar onde foi travada a batalha dos Guararapes entre o exército da Holanda e os defensores do império Português, também visitamos o Museu Militar do Forte do Brum, construção inicial portuguesa de 1629. após passarmos uma tarde inteira conhecendo a história e os acervos ali guardados, fomos convidados pelo diretor do museu o  Coronel Fernando José Albuquerque Reis para a solenidade de arriamento do Pavilhão Nacional, como mostra a foto abaixo.











Um dos passeios mais surpreendentes foi a visita ao Instituto Ricardo Brennand, a sua construção remete a um castelo medieval. Em seu interior estão guardados tesouros como esculturas, tapeçarias e móveis, além de pinturas, mapas e moedas relativas ao período da invasão holandesa em Pernambuco. Em um museu estão reunidas armaduras da Europa medieval e cerca de três mil armas brancas – facas e canivetes - fabricadas em diversas partes do mundo. 
 
 O instituto, criado em 2002 pelo colecionador Ricardo Brennand, é cercado por lagos e jardins.


 No ano de 2004 estaremos prontos a espera desta turma de veteranos da Polícia do Exercito do nosso Brasil, vamos mostrar a hospitalidade dos pampas,a histórias, a culturas  e a culinária do povo Gaúcho,  precisamos nos preparar desde já, e contamos com a colaboração de todos.

FONTE: AVEAPE-RS